É evidente que uma das áreas prioritárias para nós pessoas com deficiência da visão, são as configurações de áudio do sistema. Sem um acesso conveniente a elas, podemos ficar totalmente privados de ouvir o leitor de ecrã. Neste breve artigo, descrevemos uma alternativa para prevenir alterações que a Microsoft venha a fazer, pelo menos no acesso a estas configurações.
Provavelmente enquanto cego ou pessoa com baixa visão, já precisou de aceder ou alterar as definições de som e áudio do windows. Uma das maneiras mais práticas de fazer isso, seria procurar essas definições na área de notificações. O JAWS tem uma tecla de atalho para aceder a essa barra, (insert+f11), mas o NVDA precisa de um extra ou addon, ou então, temos de usar o teclado para procurar esse local.
Veja como pode ter as definições de som sempre à mão no ambiente de trabalho, e, se for uma boa solução no seu caso, siga os passos abaixo.
1: Pressione a tecla esquerda do windows ou menu iniciar, e na caixa de pesquisa, escreva painel de controlo.
2: Use a primeira letra do elemento a procurar, neste caso, a letra s de som.
3: Com o cursor sobre som, use a tecla das aplicações e a seta abaixo até criar atalho, e pressione enter.
Se ouvir a mensagem de que o atalho não pode ser criado ali, e se prefere enviá-lo para o ambiente de trabalho, escolha a opção sim.
Nesse momento é criado um atalho no ambiente de trabalho para as definições de som, cujo nome pode ser editado para maior conveniência.
Pode-se fazer o mesmo com o volume principal:
1: Na caixa de pesquisa, digitar sndvol.
2: Pressione a tecla das aplicações e seta abaixo até abrir localização do ficheiro. Aí, pressione Enter.
3: Com o cursor sobre o ficheiro sndvol.exe, use novamente a tecla das aplicações. Com a seta abaixo, procure enviar para, e selecione o ambiente de trabalho. O atalho é criado na localização pretendida.
O nome deste atalho pode igualmente ser editado para maior conveniência.