Esta é uma colaboração entre a Acapo, a empresa Ataraxia, e a Freedom Scientific, Vespero, fabricante do leitor de ecrã JAWS, e do ampliador ZoomText.
Nesta altura em que a maioria de nós se vê obrigada a algum tipo de confinamento, as 3 entidades em conjunto, assinaram uma parceria que permite a todos os deficientes visuais portugueses, utilizar gratuitamente os programas JAWS e ZoomText.
Esta campanha tem o objetivo de facilitar o acesso à informação digital por parte das pessoas com deficiência da visão, neste período difícil.
Para quem não conhece estes programas, muito resumidamente, o JAWS é um software que lê a informação no computador, em voz digital ou braille, através do sistema de som do computador, ou de uma linha braille previamente ligada e configurada.
O ZoomText é um programa útil para quem tem baixa visão, que amplia consideravelmente, e realsa de várias maneiras o texto que aparece no ecrã, e também tem voz incorporada.
Como aderir a esta campanha?
Basta enviar um email para o seguinte endereço:
estamosjuntos@acapo.pt
Neste email, os interessados deverão indicar o nome completo, qual a licença pretendida, e o número de telefone de contacto para a licença.
As licenças terão uma validade de 90 dias e são totalmente gratuitas.
No final destes 90 dias, se se mantiver o estado de isolamento social, as licenças poderão ser renovadas pela Acapo. Caso contrário, a licença poderá ser desinstalada do computador sem qualquer compromisso.
Esta foi uma informação divulgada pelo departamento de Relações Públicas da Acapo.
rp.dn@acapo.pt