Foi apresentado na quarta-feira dia 29 de junho de 2023, um novo sistema de acesso ao Metropolitano de Lisboa, a partir do qual os passageiros não precisam de carregar cartões. Com a nova funcionalidade, basta ter um cartão bancário e utilizar o sistema contactless diretamente nos canais de validação.
Isto facilita a utilização também por parte de pessoas com deficiência visual.
Todos os utilizadores não frequentes do Metro, têm à sua disposição uma nova tecnologia instalada em todos os canais de validação do Metropolitano de Lisboa que possibilita a passagem nos mesmos mediante a apresentação de um cartão bancário, de débito, crédito, ou dispositivo de pagamento, smartphone ou smartwatch, – contactless – não sendo necessário o típico carregamento prévio com um bilhete de transporte.
Deste modo, bastará encostar o cartão de multibanco para entrar na zona do Metro.
Os equipamentos instalados, pela Indra, nos canais de acesso fazem a leitura do cartão e debitam automaticamente o valor da viagem na conta do utilizador. Nesta nova modalidade de pagamento, as viagens têm o custo normal de € 1,65 (para toda a rede do Metropolitano de Lisboa.
No âmbito desta parceria entre o Metro, a Visa e a Indra procedeu-se à "instalação de 1.504 leitores sem contacto em 752 canais de validação, bem como o desenvolvimento de software com as adaptações para a integração do pagamento EMV – Europay Mastercard and Visa".