Os computadores pessoais são hoje em dia muito mais do que auxiliares de memória. Eles aumentam em muito a nossa produtividade no dia a dia, seja no trabalho, na escola, ou em simples diversão.
No entanto, existem tarefas que, de tão repetitivas e rotineiras, por vezes dificultam organizar os conteúdos e tarefas cada vez mais diversificados para os quais usamos o computador.
Uma das maiores dificuldades para a maioria dos utilizadores, é a organização dos ficheiros em pastas. É muito habitual, por exemplo, a pasta de transferências ficar cheia com outras pastas, pastas comprimidas, ficheiros de diversos tipos... E quando nos apercebemos, o seu conteúdo fica totalmente desorganizado.
A primeira dica deste artigo, vai no sentido de facilitar essa organização, e ter um acesso mais rápido a qualquer pasta no computador.
Obviamente, não existem regras; cada um organiza os seus conteúdos da forma que lhe é mais conveniente. Mesmo assim, um dos métodos mais eficazes é que cada tipo de ficheiro fique na sua pasta. Por exemplo, uma pasta para música, outra para vídeos, uma terceira para documentos de textos, uma outra para executáveis de programas, etc.
Vamos partir da pasta das transferências, e supôr que fizemos o download de um programa, e queremos guardá-lo na pasta de ficheiros executáveis. Obviamente, podemos fazer isso de várias maneiras, uma delas, sendo copiar ou cortar esse ficheiro da pasta de transferências, irmos à pasta de ficheiros executáveis, e colarmos o ficheiro nessa mesma pasta.
Se falamos de apenas um ficheiro, o processo é simples. O sentido da visão também facilita muito selecionar ao mesmo tempo vários ficheiros do mesmo formato, espalhados por uma pasta. Mas, para quem não dispõe do sentido da visão, torna-se extremamente repetitivo estar a localizar um ficheiro por vez, e usar várias janelas de uma forma sistemática, para gerir os ficheiros. Por isso, aqui fica uma solução prática:
Sobre qualquer pasta ou ficheiro, usando a tecla das aplicações, acedemos ao menu de contexto. Nesse menu, surge uma opção "Enviar para". Se entrarmos aí, aparecem por padrão, alguns destinos para onde enviar diretamente os ficheiros desejados. Um desses destinos, é obviamente a pasta de documentos.
Acontece, no entanto, que dentro da pasta documentos, nós podemos ter a pasta Músicas, a pasta Textos, a pasta Ficheiros Executáveis. O ideal seria usarmos essa opção "Enviar para", e podermos colocar o que desejamos exatamente onde desejamos.
Acontece que podemos adicionar entradas a esse menu "Enviar para", e assim, não temos necessidade de navegar entre janelas. Poupamos tempo e esforço.
Ficam aqui os passos de como criar entradas nesse submenu.
Neste exemplo, queremos colocar um ficheiro executável de um programa na subpasta Executáveis, dentro da pasta Documentos, sendo que, no momento, ele se encontra na pasta de Transferências.
Passo 1: Sobre a pasta Executáveis, pressionamos a tecla das aplicações. Com a seta abaixo, localizamos a opção Criar Atalho, e damos Enter.
Passo 2: Localizamos esse atalho. Sobre ele, podemos fazer F2 para retirar do nome a palavra entre parêntesis "Atalho". Assim, o nome desse atalho fica exatamente igual ao nome da pasta.
Passo 3: Com Control+x, cortamos esse atalho.
Passo 4: Localizamos a pasta C:\ Utilizadores\o nosso nome de utilizador\AppData\Roaming\ Microsoft\ Windows\SendTo.
Entramos nessa pasta, e aí colamos o atalho com Control+v.
Passo 5: Localizamos a pasta Transferências e o ficheiro desejado. Ao usarmos a tecla das aplicações e a seta abaixo para encontrar "Enviar para", entrando aí, já vamos encontrar a referência à pasta Executáveis.
Basta fazer Enter, e o ficheiro é automaticamente copiado para a pasta desejada.
Depois, só temos de removê-lo da pasta Transferências, se não desejamos ter esse ficheiro duplicado.
Podemos fazer isso em relação a qualquer pasta já existente, ou criada por nós. Desta forma, temos acesso mais rápido às várias pastas e subpastas, e vai ser mais fácil organizarmos o nosso conteúdo.
Como fazer um programa iniciar automaticamente com o windows
Por vezes é conveniente que um programa inicie automaticamente com o sistema. Talvez uma agenda, ou um cliente de acesso remoto.
Tal como noutras situações, os atalhos para os programas são de grande ajuda
Sendo assim, aqui ficam os passos. Neste exemplo, vamos utilizar o programa Team Viewer.
Passo 1: Já que normalmente o programa cria um atalho na área de trabalho aquando da instalação, localizamos esse atalho, neste caso o Team Viewer, e fazemos Control+c ou Control+x, respetivamente para copiar ou cortar esse atalho.
Passo 2: Com a tecla do windows ou iniciar, entramos na caixa de pesquisa, e digitamos o seguinte código:
%AppData%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup
Imediatamente, entramos na pasta de arranque do windows, onde podemos colar o atalho desse programa.
De futuro, sempre que o computador arrancar, vai abrir automaticamente o programa Team Viewer.
Em alternativa, podemos localizar essa respetiva pasta no explorador do windows, e colar dentro dela o atalho. O resultado é o mesmo.