terça-feira, 8 de novembro de 2011




No passado dia 11 de Outubro, foi inaugurado o Centro de Leitura Especial (CLE), uma secção da biblioteca dirigida especificamente ao público com cegueira ou baixa visão.


Com este serviço, e aproveitando a evolução tecnológica no domínio da produção e disponibilização de conteúdos para audição e leitura, pretende-se colmatar a lacuna no acesso à informação, por via da insuficiência ou impossibilidade visual.

Com os livros em áudio e braille, softwares e equipamentos específicos, os cegos e amblíopes poderão usufruir da biblioteca municipal, a par de todos os outros utilizadores.

A partir de Outubro e todos os meses, o CLE da Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo disponibiliza a revista sonora "Visão Inclusiva", em forma de podcast (ouvir na barra lateral direita do blogue).

Esta publicação áudio destina-se à comunidade portadora de deficiência visual, e pretende aproximar os cegos da região e do país, deste novo centro, abordando temas pertinentes à plena integração social e profissional da pessoa com deficiência.

Reconhecendo a importância das tecnologias de acessibilidade, falaremos também das aplicações informáticas e equipamentos específicos dos deficientes visuais, sempre que possível com demonstrações e esclarecimentos sobre o seu funcionamento.

Sugestões culturais e informação atualizada sobre o espólio em braille e livros áudio, completarão este periódico que se dirige aos cegos e amblíopes, mas também a todos os que lidam com esta situação em particular, na família, na escola e em todos os contextos sociais.

No CLE, estamos disponíveis para incluir as sugestões dos nossos ouvintes sobre os temas a abordar, e esperamos que estes nos ajudem a fazer da revista "Visão Inclusiva", um instrumento útil na promoção dos nossos interesses e anseios.

Contamos convosco!